sexta-feira, 5 de março de 2010

Algumas considerações sobre RELACIONAMENTOS

Tenho lido muitos livros de psicólogos que falam de relacionamentos, resolvi postar aqui algumas considerações, visto que é um assunto de interesse de todos e tão complicado por ser tão subjetivo.
A paixão e o desejo se constelam quando projetamos no outro caracteristícas nossas ainda não desenvolvidas.Gerakmente nos apaixonamos, por pessoas que possuem características que queríamos ter em nós. A base para surgir o amor é a admiração. O amor, elemento desconhecido até hoje pela comunidade científica, é um dom, e só pode ser compreendido por quem o adquiriu,ou seja,por quem pratica verdadeiramente a arte de amar.
Como manter o bom relacionamento com quem amamos se esse fenômeno chamado amor nos transforma em pessoas diferentes e nos levam ao céu e ao inferno em instantes. O mais importante pra manter um bom relacionamento é o auto-controle e a comunicação, quando duas pessoas se comunicam e gostam de fazer isso o relacionamento tem grande chance de evitar sofrimento pra ambos os lados. Conversar é de extrema importância, mesmo se for pra dizer EU TE AMO, ou até pra dizer ACABOU O AMOR.

Seguem alguns anseios e medos que permeiam todo e qualquer tipo de relacionamento e o maior deles sem duvida é o medo ser traído é dele que surgi, todos os outros problemas como ciumes e etc.
* Ninguém pertence a ninguém, portanto não existe traição. o que existe é a deslealdade

A única traição que existe é a traição da alma, e isso ocorre quando perdemos o respeito, o afeto
e a vontade de estar com alguém e continuamos com ela (e).

* O ciúme ocorre pela imaturidade de não conseguirmos entender que ninguém é dono de ninguém e pela nossa própria insegurança em continuar a viver sem o comodismo de ter alguém do lado.

* Mais vale um minuto de amor com qualidade que 10 anos de relacionamento dentro de uma gaiola.

* Por não pertencemos a ninguém, o relacionamento se fortalece quando baseado na liberdade e na verdade, mesmo que ela exija que se diga ao parceiro: fui, foi bom, mas melhor não estar com você.

* "Pular a cerca" do relacionamento é tratar o outro como palhaço, imbecil e isso ocorre quando deixamos de perguntar pra quem está do lado: vc se sente amado? Há algo que possa ser melhorado?

* Amar é dar feedback, conversa na mesa, sempre que algo esta estranho e fora de lugar.

* Nenhum relacionamento é perfeito, mas respeito e amizade são coisas fundamentais para diferenciar um namorico de um relacionamento de verdade.

* Relacionamento não é cinto de castidade. Relacionamento é se relacionar, compreender, aceitar, perdoar e se dar. E isso só vale a pena quando há reciprocidade.

Traição esta ligada, a falta de dialogo, e coragem. Não podemos esquecer, que o traidor se auto-engana.
ex. se estou com um homem, e tenho vontade de trai-lo, é porque algo não esta bem. Se tenho, o perfeito domínio sobre minhas vontades, o mais correto é dialogar com o homem,e tentar solucionar o problema. Caso isto persista, cabe a coragem e inteligência de minha parte, para não perder meu precioso tempo, não me enganar,não enganar a ele, e romper o relacionamento.
O problema que vejo, na maioria das pessoas, é a falta de coragem,para não ter que encarar determinadas coisas, não assumir uma responsabilidade, limitando-se a por a culpa no outro (aquela conversa, não estou bem no meu relacionamento), e o pessimismo, acham que a vida não lhes dará condições, para terem um novo relacionamento, e seguram a outra pessoa.

Um comentário: